domingo, 21 de abril de 2013

3ª edição do Seminário Mídia e Direitos Humanos em Salvador



Em terceira edição, Seminário discute a cobertura da violência nos meios de comunicação e como a mídia influência nas agressões no cotidiano das cidades, em especial atenção às mulheres.

O Seminário divulgará os dados mais atuais da análise da cobertura de três veículos impressos e três programas televisivos baianos. Ainda pela manhã, uma Mesa Redonda será constituída, com mediação do Prof. Dr. Giovandro Ferreira da Faculdade de Comunicação da UFBA, pelo jornalista e membro da Rede Andi Brasil, Adriano Guerra; pelo Superintendente de Apoio de Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Ailton Ferreira; pela Editora do Jornal A Tarde, Cleidiana Ramos; peloDefensor Público Federal, João Paulo Lordelo  e pelo Deputado Federal Luiz Alberto.

No período da tarde, a partir das 14h, duas rodas de conversa irão discutir e refletir sobre a Representação da mulher na mídia e a cobertura da violência contra a mulher na mídia. Durante o Seminário, também será lançado o livro “A Construção da Violência na Televisão e em Jornais Impressos na Bahia”, editado pela Edufba (2013). Produzido pelo Observatório de Mídia e Direitos Humanos da Bahia, o livro trata-se de uma pesquisa que analisou a cobertura de dois veículos impressos, Massa! e Correio, e de dois programas televisivos, Na Mira (TV Aratu, afiliada do SBT) e Se Liga Bocão (TV Itapoan, afiliada da TV Record), no período de julho de 2011 e junho de 2012.


Serviço:

Data: 26 de abril de 2013
Horário: 9h às 18h
Local: Faculdade de Comunicação da UFBA (Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina, Salvador -3283-6191)
Gratuito, Certificado de extensão.

Resumo da programação
8h- 9h- Café da Manhã
9h- 9h30- Lançamento de livro “A Construção da Violência na Tv e em jornais impressos da Bahia” e dados do último relatório.
9h30- 12h – Mesa “Mídia e Direitos Humanos”:
Adriano Guerra (jornalista da Rede Andi Brasil- MG)
Dr. Ailton Ferreira (Superintendente de Apoio de Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia)
Clediana Ramos (Editora jornal A Tarde)
Dr. João Paulo Lordelo – Defensor Público Federal
Dep. Federal Luiz Alberto
Mediador: Prof. Dr. Giovandro Ferreira (Coordenador da Faculdade de Comunicação da UFBA)
14h -17h – Rodas de Conversa
Roda 01: Representação da mulher na mídia e violência contra a mulher
Mediação: Ana Fernanda Souza e Adriano Sampaio
Roda 02: A cobertura da violência contra a mulher na mídia (Caso New Hit)
Mediação: Nilton Lopes e Clarissa Viana


Mais informações:
Fernanda Pimenta – 35034477 | fernandapimenta@cipo.org.br

Nenhum comentário: