terça-feira, 27 de setembro de 2011

"Viva Cosme e Damião" em Salvador



Missa e caruru marcam o dia dedicado aos santos gêmeos
escrito por Juliana Dias (A TARDE)

Nesta terça-feira, 27, a vitalidade e a alegria das crianças vão tomar conta das ruas de Salvador. Trata-se do dia dedicado aos santos gêmeos Cosme e Damião. A população baiana celebra a data com a realização de missas, a oferenda do tradicional caruru e a distribuição de doces e guloseimas para a criançada.

Nas celebrações da religião católica, neste ano, a paróquia dedicada aos padroeiros dos médicos e dos gêmeos, localizada no bairro da Liberdade, traz novidade: a participação da imagem peregrina do Senhor do Bonfim na procissão que sai da Paróquia São Cosme e Damião em direção à Igreja da Lapinha. Além das tradicionais missas celebradas hoje a partir das 6h.

O pároco Josevaldo Carvalho do Nascimento celebra pela primeira vez as missas em homenagem aos santos gêmeos e estima a participação de aproximadamente cinco mil pessoas. “Os santos Cosme e Damião era médicos e ofereciam seus serviços sem cobrar pagamento, e hoje, as pessoas estão carentes de saúde física e mental, então a data é uma oportunidade para meditarmos sobre eles e para a evangelização”, disse o padre.

Devoção - Maria Damiana dos Santos tem hoje dois motivos para celebrar: a devoção aos santos gêmeos e o seu aniversário. Aos 82 anos, a senhora se emociona ao falar do carinho e dedicação que tem por Cosme e Damião.

“Sou devota deles desde que nasci. Fui privilegiada de ter nascido nesta data e tenho muito orgulho disso”, conta a senhora, que é natural do município de Cachoeira. Ela e a família participam todos os anos das celebrações católicas da Paróquia em homenagem aos santos gêmeos.

Na história do catolicismo, os gêmeos Cosme e Damião nasceram por volta do ano 260 d.C e eram filhos de uma nobre família de cristãos. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina, profissão a qual se dedicaram sem cobrar pelas consultas e atendimentos.


Nenhum comentário: