terça-feira, 14 de junho de 2011

I Seminário Municipal sobre Política de Creches




Aconteceu na manhã desta terça (14/06) às 9hs na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMM/SALVADOR) , mais uma reunião preparatória para a realização do I Seminário Municipal de Políticas de Creches na capital baiana. O evento é uma realização da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) e o CMM em parceria com a Rede de Mulheres pelo Controle Social

A ação afirmativa teve início a partir de reuniões com lideranças nos bairros periféricos de Salvador onde ficou evidente a necessidade de uma reforma na gestão das creches comunitárias e municipais.

O " pensar " a mulher foi desenvolvido a partir do II Plano Estadual de Políticas para as Mulheres em seu Eixo I desenvolvido em 2009 na Bahia. A autonomia da mulher soteropolitana se tornou necessária a partir da constatação da Rede de Mulheres , após senso do IBGE 2010, que apresentou dados alarmantes sobre a situação das mulheres / mães na capital baiana. Segundo o IBGE, Salvador possui 165.269 crianças em idade de 0 a 4 anos com apenas 150 creches existentes e com funcionamento precário.


" A rede surge como um exercício para que as mulheres pensem em suas demandas e como articular as suas soluções levando-se em consideração, por enquanto, somente a cidade de Salvador", completa Ligia Margarida Gomes, membro da Rede de Mulheres e integrante da Associação de Mulheres do Subúrbio.

O seminário tem previsão para acontecer nos dias 14,15 e 16/07/2011 na Faculdade Dom Pedro II , é gratuito e terá como público alvo representantes do município, estudantes de Pedagogia e Serviço Social , representantes das creches comunitárias e municipais além de lideranças das mais diversas áreas no combate a discriminação de gênero e raça na Bahia.

Durante os três dias de seminário , os participantes integrarão várias mesas de debates pertinentes ao tema e no final das atividades será construída uma carta cobrando dos órgãos públicos responsáveis um posicionamento quanto ao problema do funcionamento das creches em Salvador.

Maiores Informações
:(71) 3241-8544




Texto Foto e Vídeo : Patrícia Bernardes ( Jornalista e Conselheira do CMM/Salvador)

Nenhum comentário: