quarta-feira, 23 de março de 2011

Chico & Rita terá lançamento em Salvador



O cineasta espanhol, Fernando Trueba, ganhador do Oscar por “Belle Epoque”, o mais conceituado designer espanhol, Javier Mariscal, e seu irmão, o diretor de videoclips e animador, Tono Errando, lançam em Salvador o longa-metragem de animação/musical “Chico & Rita”, uma história de amor pulsante e musical que se passa em Havana e Nova York dos anos 40, em plena efervescência do jazz.

O lançamento do filme acontece no dia 30 de março, às 19 horas, no auditório do Instituto Cervantes, com a presença de Trueba, que responde às perguntas do público.“Chico & Rita” não terá seu lançamento nacional em Salvador à toa, o diretor, Fernando Trueba, já “namora” a cidade faz alguns anos. Em 2004, ele dirigiu o documentário “O Milagre do Candeal”, sobre o projeto do amigo Carlinhos Brown na comunidade. Em junho do ano passado, lançou também no Instituto Cervantes de Salvador, o filme “El Baile de La Victoria”, que figurou na lista dos concorrentes para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2010.

Chico um jovem pianista apaixonado por jazz e Rita sonha em ser uma grande cantora. Em um baile, em Havana, eles se conhecem. O destino que os juntou à fama os separa ,uma trama vivida como personagens de um bolero. O amor pela música e cultura cubana foi o mote para unir Trueba e Mariscal nesta saga, que oferece ao público uma sensual recriação de época. Trueba conheceu Mariscal, há 10 anos, quando o convidou para cuidar da parte gráfica de seu documentário sobre o jazz latino “Calle54”.

A ideia de fazer uma animação de longa-metragem surgiu quando Trueba assistiu ao videoclip “La Negra Tomasa', do cantor cubano Compay Segundo, vídeo esse produzido com elementos de animação. Tono Errando é um dos quatro irmãos que trabalham no estúdio Mariscal, em Barcelona. Com formação em música, cinema e animação ele foi convidado a se incorporar ao projeto. “Trueba nunca havia feito animação e Mariscal nunca havia feito um filme”, afirma Errando, que justifica a sua participação.

“Chico & Rita” recebeu dezenas de ótimas críticas em todos os grandes jornais mundiais, além de ser selecionado em festivais, como Cartoom Movie, Festival de Toronto, New York Film Festival, Anima Audience Award, Festival de Miami e vencedor do Festival de Goya, com o prêmio de Melhor Filme de Animação.

Instituto Cervantes de Salvador/BA

Assessor de Imprensa

Leonardo Parente (DRT 3223)

(71) 8116-4227

(71) 3022-0213

Nenhum comentário: