quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ókánbí agita o Pelô


Tonho Matéria, Aloísio Menezes, Gal do Beco e o grupo de samba chula, Quixabeira da Matinha, de Feira de Santana, fazem a noite dos compositores no ensaio geral do Bloco Afro Ókánbí, dia 26 de fevereiro na Praça Tereza Batista, a partir das 19 horas. O evento apresenta ainda outras novidades: participação das alas de dança do bloco, degustação de caruru, Adailton Poesia, Samba de Engoma e China Pau (samba duro,do bairro de Cidade Nova) e a percussão e dança do Grupo Afro Jogo de Ifá, de Cosme de Farias.

As atrações serão recepcionadas pela Banda Ókánbí Afro Pop e pelo ritmo afro cubano do percussionista Jorjão Bafafé, que aproveitando a noite vai lançar mais um ritmo exclusivo para o bloco: o awancoo, uma mistura musical idealizada por Bafafé com base na mistura de células rítmicas do samba e Ijexá. Em uma noite essencialmente cultural, o bloco apresenta ainda a rainha do desfile do carnaval 2011, a Deusa Atikum Ókánbí , Samonair Santos da Costa. Ela vai exercer o reinado neste carnaval, desfilando o tema “ Filhos do Rei Ókánbí”, que mostra para os foliões quem foi Ókánbí, Rei da cidade africana de Ilé Ifé que, através dos seus sete filhos, deu inicio à época dos reinados Yorubanos na África antiga.

Com patrocínio da Petrobrás, Bradesco e Carnaval Ouro negro, o Ókánbí desfila na segunda de terça –feira no circuito avenida, saindo da Praça da Sé ao Campo Grande e não cobra fantasias incentivando o orgulho de ser negro O bloco já se tornou conhecido como bloco de exibição artista, através das coreografias das suas alas de dança e de um carro afro formado negros e negras belíssimas. O acesso ao ensaio do dia 26 de fevereiro também é gratuito, mediante apresentação de convite.

Quem quiser participar deve ligar para o setor de informações do bloco: 71-33815782.

enviado por Zezé Barbosa / Jornalista- DRT Ba 1395

Nenhum comentário: