quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Identidade com a Carreira Profissional



Escrito por Uemerson Florêncio

Antes de tudo, se faz necessário, fazer algumas considerações iniciais. Ter para onde ir nunca deixou ninguém no meio da estrada ou perdido, afinal, subentende-se que sabe para onde vai. Logicamente, ter um foco aliado a uma boa dose de pesquisa sobre as vocações pessoais possibilitará um crescimento substancial. Como será que o candidato a uma carreira bem sucedida se identifica com a própria escolha profissional?Outros aspectos devem ser levados em consideração: A inesgotável capacidade para pesquisar de forma disciplinada objetivando resultados em fases. Assim, o candidato estabelece um caminho sistemático e seguro, até mesmo para que ele garanta o controle absoluto sobre a caminhada na escalada profissional.

Identificar oportunidades que lhe possibilite grande aporte de conhecimento sobre campo escolhido, a citar: verificar na sua rede pessoal quem pensa ou atua efetivamente naquela área, sondar, entrevistar profissionais, professores em universidades, centros técnicos, ligar para empresas e dialogar com os responsáveis pelos respectivos setores que envolvem a sua escolha.

Entretanto, não se deve jamais deixar de lado um aspecto de grande relevância na construção dessa carreira que é a formação profissional.

Mas, aí também se esconde outro delicado item:

Como saber qual é o melhor curso de capacitação? O que se deve levar em consideração quando se quer participar de um curso para a capacitação e qualificação profissional? Sim, as dificuldades são inúmeras, não se pode esquecer, principalmente a financeira nos dias atuais, mas é perigoso quando se compra de preço – “curso barato” e todos estão lá. Às vezes o “barato sai caro”, nem toda panfletagem quer dizer que se pode enxergar o que se esconde depois da matricula.

Muito bem, não há diferença entre conhecer a área através de inesgotável pesquisa, como também quando para escolher um curso para a sua capacitação e qualificação profissional. Pois ambos os lados requer do indivíduo amadurecimento.

Nenhum comentário: