quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pesquisa debate "Cultura e Identidade Indígena"


No próximo dia 6 de dezembro, a partir das 19 horas, o quarto programa da série Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, promovido pelo Memorial da América Latina em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina Prolam/USP), terá como foco a experiência urbana das culturas indígenas.

A iniciativa da Cátedra Unesco Memorial da América Latina chega assim ao seu quarto encontro, que se propõe levar a público reflexões originárias da produção científica sobre a América Latina desenvolvida nas universidades brasileiras.
O jornalista e pesquisador Pedro Ortiz, autor da tese de doutorado “Programa de Índio, cultura e identidade indígenas nas cidades”, defendida no Prolam em 2005, elegeu os Pancararus, em São Paulo, e os Mapuches, em Santiago do Chile, para estudar os contextos urbanos das populações indígenas nas sociedades latino-americanas contemporâneas. Esse encontro, o último da série em 2010, vai abordar as lutas dessas comunidades pelo reconhecimento de direitos e acesso à cidadania, com respeito às suas tradições, em sociedades que se pretendem pluriétnicas e multiculturais.
Para debater o tema proposto, o Foro convidou Enrique Amayo, historiador peruano e professor livre-docente de Economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que participou da banca de doutoramento de Pedro Ortiz. Com seu amplo conhecimento histórico dos países latino-americanos, Amayo aprofundará os conflitos da inserção indígena nas sociedades pós-colombianas.

A mediação da mesa cabe a Cremilda Medina, coordenadora acadêmica do Foro Permanente, professora titular da USP e orientadora desta tese. Como nos demais programas, esse seminário será editado em livro na coleção de pesquisa da Fundação Memorial da América Latina.

Permanente de Reflexão sobre a América Latina

Projeto da Cátedra Unesco Memorial da América Latina, coordenado por Cremilda Medina e Renato Seixas. Seu objetivo é tornar acessível ao público em geral as informações e reflexões presentes em teses, dissertações e pesquisas produzidas nas universidades brasileiras que tenham como foco temas relacionados com a América Latina, divulgando, dessa forma, conteúdos científicos que apresentem significativas contribuições sócio-econômicas, culturais e artísticas para os países latino-americanos e oferecendo, concomitantemente, oportunidades de debate sobre esses trabalhos.

Serviço


6 de dezembro de 2010 (segunda-feira), 19h
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita | Fundação Memorial da América Latina |
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda | São Paulo (SP)
Entrada franca

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3823-4780, e-mail cursos@memorial.sp.gov.br ou no site www.memorial.sp.gov.br



Nenhum comentário: