quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PosCom Ufba abre vagas em Teoria da Comunicação




Apresentação

Observa-se uma enorme expansão dos cursos de Comunicação no Brasil, em curva acentuada nos últimos anos. Embora os Programas de Pós-Graduação na área de Comunicação no Brasil tenham crescido de forma contínua em tempos recentes, estão longe de formar todos os especialistas mestres e doutores necessários para sustentar de maneira qualificada o ensino superior na área. Este curso vem ao encontro desta necessidade, oferecendo um conjunto de conteúdos fundamentais para a qualificação de docentes nas matérias teóricas da Comunicação.

Para permitir que docentes, principalmente os residentes fora de Salvador, possam mais facilmente dedicar-se à Especialização, o curso será oferecido em formato modular, com aulas presenciais e intensivas em janeiro e julho, entre 2011 e 2012.

Objetivos

Proporcionar, ao professor ou ao candidato a professor de Comunicação, atualização e aprofundamento nos conteúdos mais avançados das matérias teóricas da grade de comunicação, além de uma revisão consistente da literatura mais recente em cada tema. Tudo isso conduzido por reconhecidos especialistas em cada tema, orientadores de pesquisa e docentes dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Este, por sua vez, é um Programa de 20 anos, reconhecido como de excelência pela CAPES e um dos mais consolidados na área no Brasil.

Público Alvo

Curso destinado a especializar professores de Comunicação em temas relacionados às teorias da comunicação. Visa oferecer consistente aprofundamento, revisão e atualização da literatura nas matérias e temas teóricos da grade curricular dos cursos de Comunicação. O curso pode representar também considerável contribuição para a formação de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado na área.

Disciplinas

As disciplinas se dividem em quatro eixos: Fundamentos (FD), Interfaces Disciplinares (ID), Áreas-Chaves de Aplicação (AA) e Metodológicas (MT).

Investimento

20 parcelas de R$ 340,00. O custo corresponde ao conjunto de 12 disciplinas obrigatórias, uma disciplina optativa em Metodologia do Ensino Superior e mais a orientação para a preparação da monografia de conclusão de curso.

Inscrição

Como fazer a inscrição

Enviar mensagem para especial2010poscom@gmail.com com a solicitação de inscrição.
O candidato deve informar:

  • Nome completo:
  • Endereço:
  • Telefones de contato:
  • E-mail:

Anexar à mensagem:

a) Auto-apresentação: relato em até 5 laudas sobre experiências acadêmicas e profissionais do candidato e sobre seu interesse ou inserção na especialidade do curso.

b) Cópia do diploma de graduação e do histórico escolar digitalizadas;

c) Cópia do RG e do CPF digitalizadas;

d) Curriculum Vitae

Confirmada a recepção do e-mail e dos documentos anexados, o candidato é considerado pré-inscrito.

A responsabilidade pelas inscrições ao curso é do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da UFBA.

Até o dia 3 de dezembro de 2010, os pré-inscritos devem confirmar a sua inscrição, mediante pagamento de taxa correspondente. Os procedimentos para o pagamento serão divulgados mais à frente.

Período de inscrição: 3 de novembro a 3 de dezembro de 2010.

Valor da Taxa de Inscrição: R$ 50,00.

Seleção, matrícula e início do curso

Seleção: O candidato passará por uma avaliação que definirá a sua capacitação para o ingresso no curso. Essa avaliação levará em conta o currículo, o histórico escolar e a auto-apresentação do candidato.

Período de seleção: de 6 a 9 de dezembro de 2010.

Divulgação dos resultados: 10 de dezembro.

Endereços

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO

Av. Barão de Geremoabo,
s/no, Campus de Ondina, CEP 40.170-115 Salvador – Bahia

Secretaria: Michelle Almeida
Segunda a sexta, das 8h às 12h.
Tel.: (71) 3283.6193 E-mail: pos-com@ufba.br


Nenhum comentário: