terça-feira, 5 de outubro de 2010

O que é o Coletivo João Ninguém ?



Um grupo informal sem fins lucrativos, composto por artistas alternativos unidos para o desenvolvimento da arte contemporânea como ferramenta de inclusão social. O objetivo é resgatar a cultura popular e fortalecer a arte contemporânea, dando a oportunidade a artistas amadores, fazer e viver de arte, as principais áreas de atuação do coletivo são; teatro contemporâneo, cultura afro e cultura hip hop.


Entende-se como arte contemporânea a manifestação artística que independente da sua linha de atuação, pesquisa e desenvolvimento, constrói arte desconstruindo conceitos, criando novos conceitos, sejam eles críticos, estéticos, ou, axiológico.

O grupo desenvolve ações coletivas em parceria de outros artistas, formando um sistema de conexões, as periferias interligadas como pontos de cultura, apoiando umas as outras, a meta do grupo é reunir o máximo de colaboradores culturais possíveis, hoje essas conexões são feitas por artistas que representam a sua comunidade, ou, que estão desenvolvendo trabalhos de inclusão social nas periferias de Salvador, através de uma rede cultural.


Esse trabalho é feito com muita determinação, força de vontade, sonhos e dedicação, o grupo não dispõe de recursos financeiros e materiais, todos os materiais usados na realização de cursos, oficinas e apresentações são doados pela comunidade, os locais onde são realizadas as atividades do grupo é provisório, a sala do auditório do Colégio Estadual D. Leonor Calmon, (Jaguaripe II), onde ajuda o coletivo como ponto de apoio físico.

Arte, como agente transformador, fazendo a inclusão social de jovens e os preparando para a vida social, o coletivo utiliza ferramentas didáticas, pedagógicas, filosóficas e artísticas, acreditando ser de extrema importância para a reeducação do individuo. “A complexidade da razão humana, confunde o significado da palavra ser- humano, fazendo com que o meio nos influencie e vivamos de forma condicionada buscando no reconhecimento profissional a multiplicação financeira”.


O Coletivo de Artes João Ninguém, acredita que o crescimento profissional está interligado a trabalhar fazendo o que gosta e o que deseja, equilibrando o instinto e a razão, o poder da arte transformando e resgatando jovens artistas alternativos para que tenham oportunidades de trabalho na área artística, e tendo reconhecimento profissional para fazer arte e viver de arte.


Fonte: http://coletivojoaoninguem.blogspot.com

Nenhum comentário: