terça-feira, 17 de agosto de 2010

Fundação Cultural Palmares completa 22 anos


A Fundação Cultural Palmares faz parte do Ministério da Cultura e destina-se em elaborar estratégias de reconhecimento, preservação e de visibilidade às heranças afro-brasileiras. Trata-se de uma importante conquista do movimento social negro do País, e que há 22 anos vem contribuindo para grandes transformações sócio-culturais!

Para comemorar o aniversário do órgão federal, foi estabelecida uma ampla programação festiva que contemplou sete capitais – onde possuem ou pretendem implantar representações regionais da FCP – e envolveu grupos artísticos de 12 estados brasileiros selecionados por meio de um edital, que apresentaram seu talento no teatro, dança e música.

Também ocorreu uma votação popular online para definir as três personalidades femininas negras que se destacam por contribuir no exercício do respeito à diversidade e à cidadania, com especial atenção à causa afro-brasileira. A atividade encontra-se na terceira edição, e desta vez teve recorte de gênero, foram pré-selecionadas 30 mulheres pelo corpo funcional da Palmares, e das 15 finalistas escolhidas pela Diretoria que estavam concorrendo ao prêmio, a alagoana Mãe Neide Oyá D´Oxum coordenadora do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb) pelo valoroso trabalho executado no projeto Inaê. Até o encerramento da edição nº112 da Coluna Axé, Mãe Neide estava vencendo no campo religioso; no campo cultural, Chica Xavier – a atriz de cinema, teatro e televisão, que também luta pela igualdade racial e no combate ao preconceito religioso; e no social, Alaíde do Feijão – especialista na culinária afro-baiana e grande conhecedora da cultura ancestral africana.

A entrega do Troféu Palmares 2010 acontecerá nesta sexta-feira (20), no Teatro Nacional de Brasília, também com o show Mães D´água que será transformado em DVD – uma homenagem a Iemanjá, e contará com a participação das artistas negras: Alaíde Costa, Daúde, Luciana Mello, Margareth Menezes, Mart´nália, Paula Lima e Rosa Maria, acompanhadas por uma banda-base e uma orquestra de 45 músicos.


Fonte: Fundação Palmares



Nenhum comentário: