quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Hábitos simples ajudam você a ter disposição


escrito por :Fernanda Giannecchini, nutricionista.

1 - Não abra mão de um bom café da manhã


É sério: não dispense o pão integral com manteiga. "Quando você não toma café ou pula qualquer outra refeição seu organismo começa a poupar energia. Isso é uma defesa natural do corpo. Além disso, na próxima refeição, o organismo vai absorver o máximo de energia possível. É como se ele pensasse: "Já fiquei 8 horas em jejum, então vou armazenar tudo o que puder", explica a nutricionista Larissa Cohen.

2 - Troque a carne vermelha pela branca

Não é apenas uma questão de saúde. "Além de ser mais saudável, a carne branca é também bem menos calórica", diz Fernanda Giannecchini, nutricionista. Basta comparar: um filé de 100 gramas de peito de frango tem 100 calorias, enquanto a mesma quantidade de picanha tem praticamente o triplo, 287.

3 - Evite ir ao supermercado com fome

Você chegou cansada do trabalho, não tem comida na geladeira e lá se foi para o supermercado. Com a barriga vazia, acaba enchendo o carrinho de besteiras. Precisa dizer mais? Se não tiver jeito, leve ao menos uma lista de compras. Mas é preciso segui-la à risca, sem cair em tentação.

4 - Não cozinhe de estômago vazio


O motivo é o mesmo da dica acima. Só que a tentação, neste caso, não se encontra nas prateleiras recheadas do supermercado, mas na comidinha que você está fazendo. Prova daqui, prova dali, e quando está pronta, enche o prato. Sem perceber, você acaba comendo em dobro!

5- Coma de três em três horas


Não se trata de fazer superalimentação. A nutricionista Fernanda Giannecchini explica o porquê dessa regra: "Comer de três em três horas acelera o metabolismo, fazendo com que não haja mais acúmulo de gordura. Já quando fica muito tempo sem alimento, o organismo armazena a gordura de refeições anteriores para 'sobreviver' a uma escassez futura". O ideal é, entre cada uma das três principais refeições - café da manhã, almoço e jantar -, intercalar com um pequeno lanche.

Nenhum comentário: