quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Alimentação correta diminui TPM


escrito por :Martina Cavalcanti

(editora de Saúde - Blog TV Território Feminino)

Quem é que agüenta a TPM?

Nem você nem os que estão ao seu redor! É choro, grito, cara emburrada 'por nada', fora as espinhas, a dor nos seios, no ventre... Mas muitos estudos são feitos, e o que se nota é uma grande influência da alimentação nos efeitos da temida TPM. Aí vão algumas dicas:

Não Faça

  • Reduza o consumo de sal e beba muita água para amenizar a retenção de líquidos própria dessa fase do ciclo menstrual. O cálcio, obtido a partir do leite e derivados, além de ajudar na redução da retenção de líquidos, melhora o humor e a concentração.
  • Evite: bebidas alcoólicas, pois elas reduzem o nível de açúcar no sangue; cafeína, pois aumenta a sensibilidade e a irritabilidade; frituras e substitua o açúcar refinado por mascavo ou mel.

Faça

  • Coma alimentos ricos em vitamina B6. Você a encontra nos peixes (principalmente salmão), frango, carne de porco, fígado, rim e ovos. Já os vegetais mais apropriados são os cereais integrais, feijões (destaca-se a soja), amendoim e nozes. Entre as frutas, a mais rica é a banana;
  • O magnésio, encontrado em carnes, frutos do mar, vegetais verdes e laticínios, evita o ganho de peso, diminui a insônia e o stress.
  • O zinco, presente em produtos integrais, levedo de cerveja, gérmen de trigo e carnes, evita a formação de acne no período.
  • A vitamina E, eficiente na diminuição das dores nos seios, também é encontrada em cereais integrais, frutas oleaginosas e na gema de ovo.
  • Aumente a ingestão de carboidratos e de fibras, para evitar prisão de ventre.

Nenhum comentário: