terça-feira, 29 de setembro de 2009

O que é Femama?


escrito por: Maira Caleffi , presidente da Femama.


Ampliar o acesso à informação, garantir a qualidade das mamografias, reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento adequado e unir esforços em prol de uma política nacional contra o câncer de mama - envolvendo governo, classe médica e população em geral - são as lutas travadas pela Femama

Criada em 22 de julho de 2006 durante o seminário “Visão de Futuro 2006-2015” - parte do projeto Te Toca Brasil, realizado na cidade de São Paulo - a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) surgiu da necessidade premente de construir uma base comum de articulação entre o terceiro setor, organizações de saúde pública e suplementar, sociedades médicas e o governo em torno da saúde da mama.

Hoje, quase três anos depois, a Femama mobiliza 27 instituições filantrópicas, em 16 Estados brasileiros. Sua luta é focada na conscientização da importância do diagnóstico precoce, com as seguintes prioridades: 100% de certificado de qualidade para prestadores de serviço do SUS; 75% de cobertura mamográfica; e tempo máximo de 30 dias entre o diagnóstico e o início do tratamento.

Para a mastologista Maira Caleffi , presidente da Femama, todas as ações da federação visam oferecer mais informação e mobilização para que as pacientes de câncer de mama tenham acesso de qualidade à mamografia e ao tratamento. “Quanto mais cedo elas chegarem ao diagnóstico, maiores serão as chances de cura”, explica. A Femama ainda é jovem, mas já tem conquistas, frutos e resultados importantes.

Conheça o associado da Femama na sua cidade ou Estado e entre na luta contra o câncer de mama!

Nenhum comentário: