terça-feira, 1 de setembro de 2009

Inscrições para nova turma de pós em Jornalismo e Convergência Midiática


Hipertextualidade, interatividade, mobilidade, descentralização da produção, noções de jornalismo colaborativo (blog, chat, fóruns etc.) e jornalismo open source, multimidialidade, convergência midiática e uso de base de dados são alguns dos temas do curso de pós-graduação “Jornalismo e Convergência Midiática”, que tem inscrições abertas para a terceira turma em Salvador (BA). A iniciativa tem caráter inovador no país. Voltado para profissionais e professores de comunicação, em especial jornalismo, e áreas afins, o projeto busca preparar pessoas para lidar com questões como. A idéia é, também, trabalhar como os meios tradicionais reagem à era da convergência midiática.O principal diferencial do curso é a associação de atividades teóricas e da prática em laboratório, que permita a experimentação, a inovação. Outro mérito é o corpo de professores, formado por especialistas, mestres e doutores, com atuação no mercado e na área acadêmica. A equipe alia o domínio conceitual e técnico à experiência na aplicação deste conhecimento. Também são relevantes a possibilidade de conciliar trabalho e estudo, já que as atividades são quinzenais e em finais de semana; o custo-benefício; e a infra-estrutura disponível com laboratórios, salas de aula com ar-condicionado e estacionamento. Para quem pretende seguir carreira acadêmica, a Social oferta, ainda, uma disciplina optativa de Metodologia de Ensino Superior.
O mercado brasileiro segue uma tendência mundial de convergências empresarial (várias empresas interligadas entre si, formando redes), de conteúdo, tecnológica (suportes de informação e comunicação multimídia, que reúnem texto, áudio, vídeo e foto e propiciam a interação) e profissional. O surgimento de tecnologias da informação e da comunicação e a globalização das culturas, entre outros fatores, provocaram estas mudanças nos processos produtivos e gerenciais de organizações de desenvolvimento e distribuição de conteúdo no mundo. Agora, tanto os profissionais quanto as empresas procuram assimilar as mudanças e investir em inovações editoriais e administrativas.
Currículo:
Convergência Midiática Aplicada ao Jornalismo; Novas Tecnologias Aplicadas ao Jornalismo; Elementos do Jornalismo On-line; Ética e Direito Autoral Contemporâneo; Cibernegócios e Comunicação; Apuração Jornalística em Redação Virtual; Narrativa Jornalística Multimidiática; Fotografia na era multimídia; Infografia na era multimídia; Arquitetura de Informação Multimídia; Edição Jornalística e Convergência Midiática; Radiojornalismo e Convergência Midiática; Imprensa e Convergência Midiática; Telejornalismo na Era Digital; Assessoria de Comunicação na Era Multimídia; Metodologia de Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso (PEX ou Monografia).
Carga horária: 360 horas de aulas + 44 horas para TCC.
Período de aulas previsto: Aulas quinzenais, preferencialmente. Sábado, das 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, e domingo, das 08h00min às 12h00min.
Local: Faculdade Social da Bahia (Ondina).
Corpo docente: Mestres, doutores e especialistas, com ampla experiência nas áreas das suas disciplinas.
Coordenação pedagógica: Jornalista e doutoranda em História Mônica Celestino
Público-alvo: Profissionais graduados em jornalismo e de áreas afins, como relações públicas, publicidade e propaganda, rádio e TV, design, marketing e administração, além de professores de cursos de graduação, que necessitem aprofundar conhecimento e/ou atualizar-se em jornalismo na era multimídia utilizando diversos suportes, e demais interessados. Incluem-se neste perfil repórteres, repórteres-fotográficos e cinematográficos, editores, chefes de reportagem, pauteiros, redatores, produtores, revisores, assessores de comunicação organizacional e parlamentar, infografistas, apresentadores, entre outros profissionais. Estudantes em último semestre do curso de graduação podem matricular-se.
Investimento: 18 X R$ 350,00. Há descontos para quem paga em dia, grupos de amigos, graduados em uma mesma faculdade, funcionários de instituições conveniadas etc.
Inscrições no site da Faculdade www.faculdadesocial.edu.br , no link Pós-graduação, com pagamento de taxa de R$ 30,00 (a ser deduzida da primeira mensalidade).
Documentos para matrícula: Fotocópias do RG, título de eleitor, CPF, diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação, além de um retrato 3x4.
Informações adicionais: (71) 4009 –2825 e 4009-2826; www.faculdadesocial.edu.br

Nenhum comentário: