domingo, 13 de setembro de 2009

Guia de Estilo na Web?

Você sabe o que é jornalismo online?


Ler muito, inclusive em inglês. Escrever bastante. Pesquisar. Operar planilhas e editores de texto. Saber usar programas de email. Participar de fóruns e listas de discussão... É preciso mais, muito mais. O novo profissional de comunicação online precisa saber como filtrar conteúdo e colocá-lo na rede. Além de agente, ele também é captador de informação na internet. E não é pouca coisa. Dados da empresa americana de pesquisa Nemertes Research alertam para o congestionamento da banda larga, em 2010, devido ao excesso de informação disponibilizada na Web.

De acordo com José Antônio Meira da Rocha, jornalista e professor de jornalismo online, um dos maiores desafios é saber filtrar a informação.

- Na era digital, o bom profissional de comunicação precisa separar joio do trigo, tanto na apuração quanto nas novas ferramentas que aparecem todos os dias - disse.

Para Bruno Rodrigues, autor de 'Webwriting - Redação & Informação para a Web', consultor em informação e comunicação digital, o profissional de comunicação precisa ter curiosidade por todas as mídias, tanto tradicionais quanto digitais, e uma grande vocação para lidar com a informação.

- Jornalista que não está imerso na evolução não tem futuro. Isso porque ele deve pensar o conteúdo como algo único, mas multifacetado. Sua missão é adaptar a informação às diferentes plataformas onde será veiculada - explicou.

Ninguém é pau para toda obra. A idéia de circular facilmente em todos os ambientes de seu mercado de trabalho é falsa. Hoje, mais do que nunca, o profissional especializado está sendo valorizado.

- O generalista me incomoda. É sempre aquele que diz que sabe de tudo um pouco, mas não sabe nada profundamente. Na mídia digital, o mercado está de olho cada vez mais no especialista - defende Bruno.

fonte: Bia Mansur é jornalista, designer e produtora de vídeo da Globo.com.

Nenhum comentário: