domingo, 27 de setembro de 2009

Dia Mundial do Coração alerta a população para os perigos do sedentarismo


Hoje, 27 de setembro o mundo inteiro estará comemorando o Dia Mundial do Coração. Entre as principais causas de doenças cardíacas, como o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, estão a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por problemas cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira.

A hipertensão arterial e obesidade são consideradas duas das maiores vilãs da saúde do coração. Quando não controlada, a pressão arterial causa lesões na artéria aorta e provoca a sobrecarga do coração, que fica com o músculo mais rígido, aumenta de tamanho e fica inchado. Já o excesso de peso, principal causador da hipertensão, exige um esforço maior não só do coração, mas também de todo o sistema circulatório, sendo a principal causa do aumento da pressão arterial e podendo levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca, ou seja, da diminuição da capacidade do coração de cumprir a sua função de bombear efetivamente o sangue, que corre por todo o corpo, alimentando órgãos e tecidos vitais.

Pessoas com hábitos de vida não saudáveis, como sedentarismo e o vício pelo cigarro, aumentam suas chances de desenvolver doenças cardíacas. Por isso, o cardiologista do MinhaVida, Expedito Ribeiro, salienta que o melhor tratamento para as doenças do coração é a prevenção relacionada diretamente à mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida. "É preciso comer menos, não engordar, fazer exercício e fazer avaliação clínica periódica que leve a diagnóstico precoce", diz o médico.


fonte: http://msn.minhavida.com.br/conteudo/10207-Dia-Mundial-do-Coracao-alerta-a-populacao-para-os-perigos-do-sedentarismo.htm

Nenhum comentário: