segunda-feira, 15 de junho de 2009

"Mágicas Mentiras" é lançado em Salvador

fonte: Rádio Metrópole FM ( 15.06.09)


Prestes a ser resgatada em documentário produzido pela O2 de Fernando Meirelles e a Record Films, a trajetória da tropicália acaba de ganhar o testemunho de um dos mais importantes atores da contracultura brasileira. Conhecido por ter encarnado o personagem que sustenta a narrativa de Meteorango Kid – O herói intergalático (1969), grande referência do cinema marginal, o artista baiano multimídia Lula Martins lança agora o livro Mágicas mentiras (editora Vento Leste), no qual cruza suas memórias com os atropelos da produção cultural (alternativa) do país nos últimos 40 anos.
Ao contrário das estrelas visíveis do movimento estético e sonoro que influenciou todas as atividades culturais entre o final dos anos 60 e os anos 70, Lula Martins trilhou um caminho de bastidor. Filho de poeta e originário de uma família bem situada no sudoeste da Bahia, o pequeno Antônio Luiz da Silva Martins frequentou as matinês dos cinemas de Jequié, seu primeiro contato com a arte audiovisual. Ainda jovem, vagou pelo universo pré-hippie e se envolveu com as artes plásticas. Participou, inclusive, da Bienal da São Paulo, em meados dos anos 60.
De volta a Salvador, fez teatro amador, fase que deixou algumas cicatrizes (físicas), até ser convidado para ser protagonista do premiado Meteorango Kid, dirigido pelo conterrâneo André Luiz Oliveira. Anos mais tarde, depois de errar sem rumo profissional e financeiro, veio dar no Rio, onde passou a ganhar a vida como designer gráfico. Produziu capas de discos de expoentes da música lisérgica brasileira da época, como o grupo Novos Baianos e artistas como Sivuca, Glorinha Gadelha, Moraes Moreira, Pepeu Gomes e Baby Consuelo.


Informações:
Editora : Vento Leste
Valor: R$25


Um comentário:

Thiago disse...

Olá onde eu posso adiquirir esse livro?
Preciso dele para a elaboração de minha monografica...
abraços e aguardo respostas!