terça-feira, 12 de maio de 2009

Cores para o Inverno 2009

por : Manuela Casali Cordeiro
fonte:www.portaisdamoda.com.br


No inverno 2009, as cores se dividem em quatro temas: Revive, Reflect, Preserve e Construct.
As cores têm papel importante na definição das coleções de cada estação. Unidas a outros elementos, elas são símbolos dos conceitos da moda de uma temporada, estão intimamente ligadas ao comportamento. No inverno 2009, os temas de cores estão completamente associados às tendências comportamentais do momento, nas quais se destacam a velocidade da informação aliada à tecnologia e a preservação do meio ambiente, como uma forma de melhorar a qualidade de vida. No próximo inverno, as cores que irão aparecer são reflexo de tudo o que acontece agora ao nosso redor.
Os temas que irão estar presentes na estação:
a) O tema Revive traz cores amadeiradas e semelhantes ao couro, em uma escala de tons quentes que vai do marrom ao dourado. São cores de aspecto acolhedor de inverno, que remetem a calor e aconchego. Camel, couro, rust, noz e abóbora são as cores desse tema.
b) O Reflect brinca com luzes e sombras, remetendo ao clima do cinema dos anos 40. A elegância desse tempo se traduz por cores em tons pastéis e sedosos, com alguns mais escuros para dar um contraste. É um tema que reflete qualidade e sofisticação. A frivolidade e sedução ficam a cargo das cores que pertencem ao universo masculino.
c) O Preserve entra na onda ecológica, da vontade de preservar o que é natural, da importância disso para a sobrevivência da humanidade. Agrega-se a esse tema, cores de tons vegetais e minerais como verde oliva, cáqui e tons de azul em nuances geladas.
d) O Construct traz a modernidade e a velocidade. Os tons acinzentados são símbolos do concreto e da frieza das cidades, estabelecendo toda uma atmosfera urbana e caótica. As cores intensas, como vermelho, rosa, violeta e verde em tons brilhantes são como as luzes da cidade. A modernidade definiu claramente os pontos para o futuro, e a moda entra nessa onda abusando de tecidos tecnológicos e funcionais, desenvolvendo novas características têxteis para criar coisas novas e desconhecidas.




Nenhum comentário: