quarta-feira, 18 de março de 2009

Um spa dentro de casa


por Deborah Moratori

Brincadeiras à parte, mas a verdade é que ingredientes guardados na dispensa ou na geladeira da cozinha podem virar tratamentos de beleza caseiros poderosíssimos. Isso mesmo! Basta dar uma olhada mais atenta nos rótulos dos cremes mais sofisticados para perceber que as matérias primas usadas pelos grandes laboratórios nacionais e internacionais de cosmética nada mais são que as substâncias ativas de plantas e frutas que trazem benefícios para a sua beleza.

Pele Manchada

1 copo de iogurte desnatado, sem sabor
1 colher de sopa de aveia em pó
1 colher de sopa de polpa de mamão papaia passada na peneira
folhas frescas de alecrim
Misturar levemente a aveia em pó e a polpa de mamão papaia ao iogurte. Aplicar no rosto limpo, numa camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de alecrim. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.

Tônico Facial

Descascar um pepino e utilizar a polpa no rosto. Essa fórmula serve para tonificar a pele e também para deixá-la limpa.

Pele de Pêssego

A fórmula, muito antiga, fazia parte do receituário da vovó para nutrir a cútis. As gorduras do iogurte natural formam uma película que protege a pele, garantindo uma hidratação superficial. Em tempo: só use produtos que estejam dentro do prazo de validade e evite colocar iogurte ou derivados do leite sobre espinhas. O mel é ótima fonte de vitaminas, nutre e amacia a pele.


As misturas da vovó estão liberadas desde que você esteja muito bem informada sobre o que usar, como usar, por que usar... Sem deixar de levar em consideração que frutas, hortaliças, legumes e outras substâncias podem provocar manchas na pele, irritações, alergias e até queimaduras gravíssimas. Portanto use apenas os ingredientes que os dermatologistas consideram inofensivos. Nada de ficar tentando inventar cremes milagrosos! O resultado pode ser perigoso...

Nenhum comentário: