quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Dieta desintoxicante recupera o corpo após Carnaval


por Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena.



Durante o feriado de Carnaval muita gente abusa no consumo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. Para evitar a sensação de mal-estar depois da folia e reequilibrar o organismo, a nutricionista Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena, montou uma dieta desintoxicante.O cardápio, que deve ser seguido por três dias, inclui muito líquido, como sucos, chás e sopas, além de alimentos integrais, iogurtes e ingredientes leves. Alimentos como abacaxi, maçã e a couve manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado , explica a nutricionista.Dieta desintoxicanteDIA 1Café da Manhã-1 copo de suco de abacaxi, maçã, couve manteiga, laranja e sementes de linhaça +-1 pote com: 1 banana média picada, 4 morangos picados, 1 colher de sopa de aveia em flocos finos e 1 colher de sobremesa de mel Lanche da Manhã-1 iogurte natural desnatado com 1 colher de sobremesa rasa de musliAlmoço-Salada de alface crespa, agrião e beterraba ralada + -1 prato de sobremesa de legumes refogados (abobrinha italiana: com cebola, alho, tomate sem sementes em cubinhos e orégano) +-1 filé de pescada temperado com alho e limão e depois assado com alho poró e alecrim +-1 fatia de melancia+- 1 copo de suco de maracujá natural com pêraLanche da Tarde-1 xícara de chá vermelho +-1 fatia de pão integral 7 grãos +-1 colher de sopa de queijo cottage temperado com salsinha picada Jantar-1 prato de Sopa Desintoxicante (Receita 1) +-1 copo de suco de melão +-1 taça de creme de papaya batido com iogurte natural desnatado Lanche da Noite-2 torradas integrais +-1 colher de sobremesa de geléia sem açúcar e sem adoçante +-1 xícara de chá verdeDIA 2Café da Manhã -1 xícara de chá de erva doce +-1 fatia de pão de linhaça + -2 fatias de queijo branco +-1 maçã Lanche da manhã-1 pote de salada de frutas com uvas verdes, manga picadinha, banana picadinha e suco de laranja e 1 colher de sopa de granola +-1 copo de suco de abacaxi com raspas de gengibre e hortelã Almoço-Salada de rúcula e agrião com tomate cereja fatiado ao meio +-2 colheres de sopa de arroz 7 cereais refogado com tomate e cebola +-3 colheres de sopa de cenoura e vagem no vapor com azeite +-1 filé de peito de frango grelhado com suco de laranja e cheiro verde picado+ -1 pera +-1 copo de suco de laranja e acerola em polpa com adoçante de frutoseLanche da Tarde-1 taça de gelatina diet com pedaços de maçã Jantar-1 Prato de Sopa de sopa de espinafre, mandioquinha, cenoura, bardana e aveia em flocos +-1 copo de suco de morango com laranja +-1 espetinho de papaya com bananaLanche da Noite-2 biscoitos integrais +-1 colher de chá de geléia sem açúcar e sem adoçante +-1 xícara de chá de erva cidreira DIA 3Café da Manhã-1 copo de suco cenoura, laranja e beterraba +-1 torrada de pão de centeio + -1 colher de sopa de ricota misturada com queijo cottageLanche da Manhã-1 água de coco +-1 fatia de melãoAlmoçoSalada de alface americana, pepino sem casca em palitos, kani kama desfiado, nacos de manga e gergelim torrado + -2 colheres de sopa de purê de mandioquinha sem leite +-1 filé de salmão grelhado com suco de limão, alho e 1 colher de chá de mel +-1 Alcachofra cozida +-1 copo de suco de manga com laranja +-1 kiwi Lanche da Tarde-Frutas ao vapor (Receita 2) +-1 copo de suco de melancia com limão Jantar-1 prato de sopa de abóbora, abobrinha, inhame, beterraba e aveia em flocos-1 copo de suco de goiaba com clorofila e aveia em flocos finos +-1 banana assada com suco de laranja e canela em póLanche da noite-1 xícara de chá de camomila +-1 torrada integral com 1 fatia de queijo brancoSopa DesintoxicanteRendimento: 1 porção (1 prato fundo)Calorias: 125 kcalIngredientes:½ xícara de chá de abóbora½ xícara de chá de cenoura½ xícara de chá de agrião1 xícara de chá de inhame 1 talo de salsão½ xícara de folhas de acelga¼ de xícara de arroz integral 500 ml de águaFrutas ao vapor Rendimento: 2 porçõesCalorias: 124 kcalIngredientes: 4 morangos½ kiwi ½ banana nanica1 fatia fina de abacaxi 1 damasco cortado ao meio Folhas de hortelã2 cravos da índia1 colher de sopa de adoçante culinárioModo de preparo:Os ingredientes devem ser picados e colocados em um quadrado de folha de alumínio. Feche a folha formando uma trouxinha. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Uma ótima opção é regar as frutas com chá de hortelã gelado.

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