quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Campanha da Fraternidade 2009. Hipocrisia ou um sonho de mudança ?


A Campanha da Fraternidade de 2009 quer ser o grande esforço
da Igreja no Brasil para viver intensamente o tempo santo da
Quaresma, constituindo-se como um extraordinário instrumento
para que todos busquem a conversão e vivam um tempo de graça
e salvação.
Através da oração, do jejum, da prática da caridade, da escuta da
Palavra, da participação nos sacramentos e na vida comunitária e
da prática do amor solidário, nos preparamos para viver, de maneira
intensa, o momento mais importante do ano litúrgico e da história
da salvação: a Páscoa. A Campanha da Fraternidade mantém e
fortalece o espírito quaresmal, mostrando ser positivo o fato de ela
acontecer durante este tempo litúrgico.
Este ano, a Campanha da Fraternidade apresenta-nos como
tema “Fraternidade e segurança pública” e como lema:
“A paz é fruto da Justiça (Is 32, 17)”. A CNBB pretende, com esta Campanha, debater
a segurança pública, com a inalidade de colaborar na criação
de condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em nossa
sociedade por meio da promoção de uma cultura da paz, fundamentada
na justiça social.

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB
Pe. José Adalberto Vanzella
Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade

Sucos ajudam na desintoxicação e limpeza interna

por Conceição Trucom (Química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida)
Os sucos desintoxicantes devem ser preparados com frutas, brotos, folhas e hortaliças. Trata-se de uma alternativa prática e econômica de incluir rapidamente hábitos saudáveis na dieta diária.Um coquetel de alimentos vivos, ricos em sais minerais, vitaminas, fibras, água, clorofila e antioxidantes. São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar e resgatar a vitalidade. Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células.
Para que não percam seus efeitos terapêuticos, os sucos devem ser preparados sem açúcar e consumidos imediatamente.
RECEITAS
Mousse de beta-caroteno, um coquetel antioxidante que previne tumores, rejuvenesce, trata a pele, olhos e cabelos.
Ingredientes: ½ xícara de manga cortada em cubos – 1 cenoura cortada em rodelas grossas – ½ maço de hortelã - suco de 1 limão médio. Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. Não deve ser colocada água para que a consistência fique cremosa. A manga pode ser substituída por mamão formosa ou caqui.
Suco regulador um regulador das funções orgânicas. Indicado também para mulheres em fase de gestação e amamentação, pois ajuda na produção de leite.
Ingredientes: 1 cenoura – 1 maçã descascada - 2 talos de salsão – ramos de hortelã – suco de 1 limão – ½ copo de água mineral.Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. É opcional coar. Não use açúcar. Se desejar use gotas de um adoçante natural.
Limonada de maçã é duplamente refrescante.
Ingredientes: 2 maçãs-verdes descascadas – suco de 1 limão – folhas de alface - ½ copo de água mineral.Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente com pedras de gelo.
Coquetel emagrecedor tome pela manhã em jejum por 1 mês.
Ingredientes: 2 talos de aipo – 1 talo e folhas de erva doce – suco de 1 limão – raspas da casca do limão – 1 copo de água mineral.
Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

8 lições para acabar com o pensamento gordo

por Roberta Stella ( Nutricionista)

Quando não existe nenhuma restrição ou alteração alimentar, o ato de escolher os alimentos é espontâneo. Já quando se está de dieta, é preciso analisar características como tamanho das porções, qualidade nutricional e calorias fornecidas , exemplifica a especialista.
O fato é que tanta preocupação pode acabar confundindo seus sentidos.
Roberta afirma que nem sempre a vontade de consumir tentações é maior, depois de dar o pontapé inicial à reeducação alimentar. É uma falsa sensação, criada pela atenção que a comida está recebendo , desaponta quem usa o desejo por certos alimentos como pretexto para não investir em um cardápio equilibrado.Mas se você sofre com a irresistível vontade de se deliciar com um pratão de macarronada, seguido de uma sobremesa com muito chocolate, atente para as dicas da nutricionista, que ensina alguns truques para espantar o pensamento gordo.
Mude seus conceitos: não encare verduras, legumes e frutas como um sacrifício para emagrecer. Eles são fundamentais em uma alimentação saudável e precisam fazer parte da sua rotina alimentar.
Direcione seu foco: está claro que você precisa estar atento a tudo que leva à boca quando está de dieta, mas isso não significa que seu pensamento deve estar totalmente voltado para a comida.
Previna-se das tentações: caso você ainda se sinta vulnerável diante das suas delícias preferidas, evite dar de cara com elas. Não se exponha a situações de risco , brinca a nutricionista.
Escape das armadilhas: você não precisa deixar de sair com seus amigos só porque eles sempre pedem sua sobremesa preferida. E também não precisa nem deve ficar chupando o dedo.
Mire no alvo: se você está pensando em matar uma das refeições principais para se esbaldar com um doce, afaste esta idéia para bem longe. Jamais pule uma refeição para compensar com um doce ou salgado muito calórico.
Na dúvida, fique com o trivial: diante da variedade dos cardápios de restaurantes, opte pelos pratos mais simples, que, certamente, serão os menos calóricos. Prefira um prato de arroz, feijão, carne grelhada, legumes e verduras a uma fatia de torta ou quiche com salada e molho .
Abandone o radicalismo: mude seus hábitos alimentares visando um cardápio balanceado, que favoreça sua saúde. Segundo Roberta, nenhuma restrição excessiva é saudável.
Pense positivo e aja da mesma forma: esqueça a idéia de que, para emagrecer, é preciso passar fome de barriga vazia, certamente você vai sentir mais vontade de devorar qualquer prato. A partir daí, mude também as suas atitudes, programando suas refeições, que devem somar cinco a seis por dia (café da manhã, almoço, jantar e pequenos lanches intermediários).

Você pensa que emagrece, mas engorda ainda mais


por Anita Sachs (Chefe da disciplina de Nutrição do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp e membro do Conselho Regional de Nutricionista)


Ficar horas sem se alimentar, pular refeições e diminuir drasticamente a quantidade de comida são algumas das loucuras mais cometidas por quem deseja emagrecer. O problema é que a maioria dessas atitudes faz com que o efeito seja contrário.E o problema não se restringe apenas ao regime, algumas dessas loucuras podem afetar até mesmo a sua saúde, aumentando riscos de doenças como anemia e deixando a imunidade lá embaixo.

São eles:

* Pular refeições

* Dizer não ao café-da-manhã

* Fazer exercício em jejum

* Sucos e torradas

* Trocar uma refeição por petiscos ao longo do dia

* Diminuir drasticamente a quantidade de alimentos

Cuide-se ...


Dieta desintoxicante recupera o corpo após Carnaval


por Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena.



Durante o feriado de Carnaval muita gente abusa no consumo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. Para evitar a sensação de mal-estar depois da folia e reequilibrar o organismo, a nutricionista Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena, montou uma dieta desintoxicante.O cardápio, que deve ser seguido por três dias, inclui muito líquido, como sucos, chás e sopas, além de alimentos integrais, iogurtes e ingredientes leves. Alimentos como abacaxi, maçã e a couve manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado , explica a nutricionista.Dieta desintoxicanteDIA 1Café da Manhã-1 copo de suco de abacaxi, maçã, couve manteiga, laranja e sementes de linhaça +-1 pote com: 1 banana média picada, 4 morangos picados, 1 colher de sopa de aveia em flocos finos e 1 colher de sobremesa de mel Lanche da Manhã-1 iogurte natural desnatado com 1 colher de sobremesa rasa de musliAlmoço-Salada de alface crespa, agrião e beterraba ralada + -1 prato de sobremesa de legumes refogados (abobrinha italiana: com cebola, alho, tomate sem sementes em cubinhos e orégano) +-1 filé de pescada temperado com alho e limão e depois assado com alho poró e alecrim +-1 fatia de melancia+- 1 copo de suco de maracujá natural com pêraLanche da Tarde-1 xícara de chá vermelho +-1 fatia de pão integral 7 grãos +-1 colher de sopa de queijo cottage temperado com salsinha picada Jantar-1 prato de Sopa Desintoxicante (Receita 1) +-1 copo de suco de melão +-1 taça de creme de papaya batido com iogurte natural desnatado Lanche da Noite-2 torradas integrais +-1 colher de sobremesa de geléia sem açúcar e sem adoçante +-1 xícara de chá verdeDIA 2Café da Manhã -1 xícara de chá de erva doce +-1 fatia de pão de linhaça + -2 fatias de queijo branco +-1 maçã Lanche da manhã-1 pote de salada de frutas com uvas verdes, manga picadinha, banana picadinha e suco de laranja e 1 colher de sopa de granola +-1 copo de suco de abacaxi com raspas de gengibre e hortelã Almoço-Salada de rúcula e agrião com tomate cereja fatiado ao meio +-2 colheres de sopa de arroz 7 cereais refogado com tomate e cebola +-3 colheres de sopa de cenoura e vagem no vapor com azeite +-1 filé de peito de frango grelhado com suco de laranja e cheiro verde picado+ -1 pera +-1 copo de suco de laranja e acerola em polpa com adoçante de frutoseLanche da Tarde-1 taça de gelatina diet com pedaços de maçã Jantar-1 Prato de Sopa de sopa de espinafre, mandioquinha, cenoura, bardana e aveia em flocos +-1 copo de suco de morango com laranja +-1 espetinho de papaya com bananaLanche da Noite-2 biscoitos integrais +-1 colher de chá de geléia sem açúcar e sem adoçante +-1 xícara de chá de erva cidreira DIA 3Café da Manhã-1 copo de suco cenoura, laranja e beterraba +-1 torrada de pão de centeio + -1 colher de sopa de ricota misturada com queijo cottageLanche da Manhã-1 água de coco +-1 fatia de melãoAlmoçoSalada de alface americana, pepino sem casca em palitos, kani kama desfiado, nacos de manga e gergelim torrado + -2 colheres de sopa de purê de mandioquinha sem leite +-1 filé de salmão grelhado com suco de limão, alho e 1 colher de chá de mel +-1 Alcachofra cozida +-1 copo de suco de manga com laranja +-1 kiwi Lanche da Tarde-Frutas ao vapor (Receita 2) +-1 copo de suco de melancia com limão Jantar-1 prato de sopa de abóbora, abobrinha, inhame, beterraba e aveia em flocos-1 copo de suco de goiaba com clorofila e aveia em flocos finos +-1 banana assada com suco de laranja e canela em póLanche da noite-1 xícara de chá de camomila +-1 torrada integral com 1 fatia de queijo brancoSopa DesintoxicanteRendimento: 1 porção (1 prato fundo)Calorias: 125 kcalIngredientes:½ xícara de chá de abóbora½ xícara de chá de cenoura½ xícara de chá de agrião1 xícara de chá de inhame 1 talo de salsão½ xícara de folhas de acelga¼ de xícara de arroz integral 500 ml de águaFrutas ao vapor Rendimento: 2 porçõesCalorias: 124 kcalIngredientes: 4 morangos½ kiwi ½ banana nanica1 fatia fina de abacaxi 1 damasco cortado ao meio Folhas de hortelã2 cravos da índia1 colher de sopa de adoçante culinárioModo de preparo:Os ingredientes devem ser picados e colocados em um quadrado de folha de alumínio. Feche a folha formando uma trouxinha. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Uma ótima opção é regar as frutas com chá de hortelã gelado.