domingo, 2 de novembro de 2008

A História do Bairro Beirú (Quilombo Urbano) nos Barris


Lançamento dos livros de temas e autores negros no Quadrilátero da Biblioteca Pública (Barris) - data a confirmar.



Obras a serem lançadas: - A História do Bairro Beirú (Quilombo Urbano) - pesquisa sobre a história do bairro do Beirú, uma cartilha com depoimentos, fotos e relatos de moradores sobre o histórico do bairro, sobre o nome “Beirú” (nome do quilombola, possivelmente irmão de Zumbi dos Palmares, que herdou as terras). O livro é uma iniciativa da Associação Comunitária e Carnavalesca Mundo Negro, que busca resgatar a identidade do bairro;- Kekeré de Maria Célia Pereira da Silva - cartilha educativa infanto-juvenil sobre a religião de matriz africana. A autora faz parte do Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá. Kekeré, na língua ioruba quer dizer pequena, pequeno; - Agô Alafijú Odara! A presença de Clyde Wesley Morgan na Escola de Dança da UFBA” de Nadir Nóbrega - estudo sobre a dança. É uma tese de mestrado da autora defendida na UFBA;
- Escola Plural, a diversidade na sala de aula, organizado pelo Ceafro - Programa de Raça e Gênero do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA; Reúne textos sobre a experiência pioneira do Ceafro na produção de materiais didáticos com conteúdo racial.
- Diversidade e Ações Afirmativas, do organizador Ivanir dos Santos. O livro é uma contribuição literária para o debate das políticas de ações afirmativas, e ao mesmo tempo, expressa parte dos caminhos traçados para diminuir a exclusão e desigualdade.


Maiores informações: 3116-6918 / 6676


fonte : A Tarde

Nenhum comentário: